sexta-feira, 21 de agosto de 2009

O que é o SERVIÇO SOCIAL???

O Serviço Social é uma profissão interventiva que busca diminuir as disparidades sociais.

Um assistente social atua, através de pesquisas e análises de realidade social, na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que buscam a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social.

O trabalho do assistente social tem como objetivo visar e garantir direitos e assistência para a população desamparada, fazendo isso por meio de políticas sociais, de forma organizada e planejada, lutando contra os problemas das injustiças que podem afetar os desamparados socialmente.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Ética e Cidadania

ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL REFLETINDO ÉTICA E CIDADANIA

· “Uma educação de qualidade é dever de quem governa, direito de quem vota e obrigação de um país que quer ser melhor.”Alunos: Alison Gessinger Guedes Morais e Raiane Silmara 1- Honestidade hoje, bons costumes amanhã é ser um bom cidadão no futuro.
2° -O certo seria que por lei a cidadania fosse praticada por todos.
3° -Seria tão bom se todos respeitassem o próximo, se realmente a ética existisse, se os bons costumes fossem praticados... Sonhar não custa nada!
4° -Os políticos ainda não se deram conta, de que para cobrar dos brasileiros a ética e os bons costumes eles devem tomar iniciativa começando a olhar para si mesmo.
5°- Respeite os outros como você gosta de ser respeitado. Afinal respeito é bom e nos gostamos!
6°-Os bons costumes só seriam praticados na rua se em casa tivéssemos no mínimo, aprendido quais são eles.
7°-Ética, cidadania, respeito, bons costumes...? Palavras conhecidas, mas não praticadas.
8°- A honestidade é um bem precioso, porém poucas pessoas a possuem.
9° --Ajude alguém ao atravessar a rua, doe seu assento no ônibus... Bons costumes sempre serão bem vindos.
10° - Não é preciso só saber que a ética, a cidadania, o respeito, a honestidade, os bons costumes existem, é preciso ensinar a todos como eles devem ser praticados para termos assim um mundo cada vez melhor
Alunas: Gabriella Cristina N°11
Kátia Suily N°18

Ética e Cidadania

· “Sem educação não vamos alcançar a ética”.

· “Sem educação e conscientização o honesto torna-se uma figura cada vez mais rara”.

· “Para um país melhor é necessário educação, conscientização, ética, melhores condições de vida e atenção dos políticos com o Brasil”.
· “A ética é a única alternativa para um Brasil melhor”.

· “A poluição será o maior inimigo do homem”.

· “Não destrua o patrimônio público, preserve-o.”

· “A ética é a maneira de viver sem prejudicar os outros e tentando construir um mundo melhor.”
· “O voto é o seu dever de ter direitos.”

· “Uma saúde de qualidade e gratuita é direito de todos.”

· “Uma educação de qualidade é dever de quem governa, direito de quem vota e obrigação de um país que quer ser melhor.”

· “Pense no mundo..., que você vai deixar para o seu filho.”

Aluno: Alison Gessinger Guedes Morais n°01
Raiane Silmara Nascimento da Silva n°21

Copilação Extraida do Site:http://lab-projetos.blogspot.com/2007/09/alunos-do-ensino-fundamental-refletindo.html

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Declaração Universal dos Direitos Humanos

Já ouviram aquele ditado: "Todo mundo é inocente até que se prove ao contrário."? Pois bem, os Direitos Humanos vieram justamente pra evitar que inocentes fossem condenados injustamente e os condenados fossem tratados com dignidade. Violencia, maus tratos, não vão ajudar ninguém a se recuperar, ou ao menos, refletir sobre o erro que cometeu, pelo contrario, acaba ficando mais revoltado e quando tiver a oportunidade, se vinga, foge, acaba se tornando uma ameça ainda maior. Vc é humano, eu sou humana, e o seu vizinho que talvez tenha matado alguém tb é humano, e pense que no lugar dele podia ser vc. Talvez ele não tenha tido alguém que mostrasse pra ele o que é certo ou errado, ou mesmo que tenha tido, pode ter uma mentalidade diferente, encara as frustações da vida de maneira diferente, e nem por isso ele deixou de ser humano e deixou de ter menos direito do que vc. Quando converso sobre isso com algumas pessoas me perguntam: E se tivessem matado alguem da sua familia, seu pai, sua mãe, seu filho, vc tb gostaria que ele tivesse seus direitos humanos respeitados? Daí respondo: Não sei responder pq graças a Deus isso nunca aconteceu comigo, mais acredito que iria gostar que os direitos humanos dessa pessoa fossem respeitados, pelo seguinte: Não sei oq acontenceu pra motivá-lo a realizar o crime, não sei se tem algum disturbio mental, se é safadeza, se não consegue encarar as frustações da vida como uma pessoa normal ou se simplesmente não teve oportunidade na vida. Talvez, se ele for tratado com dignidade e respeito, ele se recupere e nunca mais faça mal a ninguem, ou talvez não e venha prejudicar outras familias mas quem somos nós pra julgar se aquela pessoa é merecedora ou não de ter regalias, ou de ser maltratada. Somos Deuses por acaso? E em relação a quem está passando fome, não está tendo seu direito a alimentação, essencial pra sobrevivência violado? Aquela pessoa que não tem onde morar não está com seu direito a moradia violado? Então, quem somos nós pra julgar ou criticar? O mandamento da lei de Deus diz o seguinte: "AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AO PRÓXIMO COMO A TI MESMO"


Pense nisso, DIREITOS HUMANOS - PRA TER DIREITO BASTA SER!!!