sexta-feira, 8 de julho de 2011

Serviço Social na Educação: Modalidades - Serviço Social Escolar e Serviço Social na Educação Superior.

Prezados!




É momento de delimitarmos algumas diferenças básicas quanto tratamos sobre: "SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO" usando-o como termo generalista. Estamos falando sobre "SERVIÇO SOCIAL ESCOLAR" e "SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR". Não podemos considerar que estamos discorrendo sobre a mesma coisa. Vamos apresentá-los em seus aspectos operativos:



Essa foi uma das discussões que realizei em reunião junto aos Membros do GT ESTADUAL SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO, coordenado pelo Conselho Regional de Serviço Social do Rio Grande do Sul.


Como profissionais ASSISTENTES SOCIAIS atuantes na POLÍTICA DE EDUCAÇÃO, precisamos traçar estratégias, que venham de encontro a não só publicizar a profissão nesta política pública, como também apontarmos diretrizes, atribuições e competências do profissional de SERVIÇO SOCIAL na referida área. Sendo assim, destacamos a relevância dos eventos, palestras, encontros, seminários, dentre outros, na temática, os quais possam desmistificar a profissão e apontar de fato a materialização e concretização dessas diretrizes, atribuições e competências do Assistentes Social, em sua prática cotidiana, seja esta em Universidades ou Escolas.


Este é um dos grandes anseios e desafios dos Assistentes Sociais que estão se inserindo neste campo de atuação, ou seja, o que fazer, como fazer, que parâmetros tenho para minha atuação nesta política, qual o real significado da presença do SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR ou NA ESCOLA, propriamente dita.



Apresentarei algumas diferenças, em seus aspectos operativos, quanto a atuação do Assistente Social:



SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO - Termo usado generalista quando afirmamos sobre a atuação do Assistente Social na Política de Educação.




SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR - Aquele desenvolvido em realidades de Universidades, sendo estas públicas ou privadas. Neste contexto, pode-se salientar que a atuação do Serviço Social na política educacional, não é recente, pois há decadas já encontramos Assistentes Sociais nestes campos de atuação profissional.



SERVIÇO SOCIAL ESCOLAR - Compreendo que o Serviço Social nesta perspectiva, é aquele desenvolvido em ambiente escolar. Neste, reafirmo a pouquíssima presença da atuação dos Assistentes Sociais, salvo em casos de municípios brasileiros, que por Leis locais já garantiram a inserção de Assistentes Sociais em escolas públicas municipais. Em sua maioria, encontramos Assistentes Sociais vinculados a Secretarias Municipais de Educação que trabalham com assessoria as escolas.




Ainda, quando falamos da atuação de Assistentes Sociais na política educacional, faz-se necessário clarearmos ou melhor delimitarmos, localizando a sua atuação. Pois, as perspectivas de atuação, bem como público-alvo e objetivos institucionais tornam-se bem díspares, por exemplo, em realidades de Universidades ou de escolas.
André Michel dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigada pela visita! Fique à vontade para comentar. Saiba que sua opinião é mt importante para o enriquecimento do meu cantinho!!! Bjossss