quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Atividades de interpretação textual com tirinhas PARTE 01


TEXTO 01


TEXTO 02


No 1 quadrinho, a fala do personagem pode ser substituída por:
(A) Quer namorar comigo?
(B) Você é muito bonita para mim!
(C) Você é muito simpática!
(D) Você é muito humilde!

TEXTO 03

Considere o seguinte trecho:
Em vez do médico do Milan, o doutor José Luiz Runco, da Seleção, é quem deverá ser o responsável pela cirurgia de Cafu. Foi ele quem operou o volante Edu e o atacante Ricardo Oliveira, dois jogadores que tiveram problemas semelhantes no ano passado.
O termo ele, em destaque no texto, refere-se:
a) ao médico do Milan.
b) a Cafu.
c) ao doutor José Luiz Runco.
d) ao volante Edu.
e) ao atacante Ricardo Oliveira.

TEXTO 04

Tirinhas


Nesta tirinha podemos trabalhar com o tema: “Verdade e Mentira”.
Metodologia: Interpretação e/ou Produção de Texto.
Usar com alunos do 5º, 4º e 3º ano do Ensino Fundamental.

1- Porque o Anjinho teve que “denunciar” o Cebolinha?
2- Que forma o Anjinho arranjou para “denunciar” o amigo?
3- O que significa este desenho que está na cabeça da Mônica?
4- Escreva, com suas palavras, os fatos acontecidos nesta tirinha. Vou iniciar…

Anjinho e Cebolinha estavam conversando, quando a Mônica chegou muito…
  
TEXTO 05
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO - HISTÓRIA EM QUADRINHOS


OBSERVE OS QUADRINHOS COM ATENÇÃO E RESPONDA ÀS PERGUNTAS


Folhinha, São Paulo, Agosto de 2004
1. Onde esse texto foi publicado?
2. O que o dono do Garfield estava fazendo no primeiro quadrinho?
3. Porque você acha que o Garfield não estava por perto?
4. Você acha certa a atitude do Garfield? Explique!

TEXTO 06

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO: Menino Maluquinho


  
1. Quem são as personagens dessa historinha?

2. Quem a menina encontrou no caminho?

3. A música cantada pela menina e a fala do Menino Maluquinho nos faz lembrar personagens de histórias bem conhecidas. Quais são elas?

4. A menina perguntou "Você errou de 'script' ou tá me chamando de porquinha?" Por que?

5. Quem é o autor dessa história em quadrinhos?

6. Você sabe o que é "script"? Por que essa palavra está entre aspas?

7. Observe o primeiro quadrinho. Como é possível saber que a menina estava cantando?

8. Agora observe o segundo quadrinho. Por que a palavra "GRÁÁÁ" está escrita com letras maiores do que as outras?

9. Qual a reação da menina no segundo quadrinho? O que demonstra isso?

10. Observe o terceiro quadrinho. Qual o significado da palavra "bufar"? Encontre um sinônimo para essa palavra.

5 comentários:

Olá! Obrigada pela visita! Fique à vontade para comentar. Saiba que sua opinião é mt importante para o enriquecimento do meu cantinho!!! Bjossss