quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Os Movimentos


Os seres humanos, como também todos os outros animais, estão sempre em movimento, andando, correndo, saltando, levantando ou empurrando, puxando ou agarrando, equilibrando-se. Esses movimentos são necessários ao desenvolvimento da pessoa e só cessam com a sua morte.
São os exercícios, as repetidas tentativas, o treino que vão permitir ao bebê, por exemplo, realizar movimentos crescentemente complexos de mãos, braços, pernas, corpo e cabeça. É por meio do exercício de movimentos mais sim ele vai se capacitando a realizar outros mais elaborados como sentar, engatinhar e, depois, andar, e assim por diante.
O movimento é, pois, condição indispensável ao desenvolvimento do indivíduo. Através dele, o ser humano se relaciona consigo, com o outro e com a realidade.
Observe esta ilustração:
Da mesma forma que andamos com mais perfeição que uma criança pequena, um corredor corre com maior perfeição que nós. Isso acontece porque, além de suas qualidades inatas, o corredor educou melhor os seus movimentos.
Assim também o praticante de natação e o jogador de futebol nadam e jogam bola melhor que nós. Através de exercícios, educaram-se e aprenderam a comandar melhor os seus movimentos.
Educar, aprimorar e melhorar seus movimentos.
Além do bem-estar físico, a Educação Física proporcionará a você também bem-estar psíquico, desenvolvendo sua inteligência, caráter e personalidade, preparando você para uma melhor convivência social, política, biológica e ecológica.
Você já se perguntou como realizamos movimentos?
Na brincadeira de cabra-cega, por exemplo, quando está com os olhos vendados a criança utiliza principalmente os sentidos do tato e da audição.
Através dos sentidos é que nos orientamos para realizar movimentos.
Correr e pendurar-se, por sua vez, exigem principalmente os músculos das pernas e dos braços. Através dos músculos é que executamos o movimento.
O cérebro recebe as informações através dos sentidos e envia ordens para os músculos fazerem os movimentos necessários. Assim, o cérebro realiza a coordenação dos movimentos.
Na maior parte das atividades físicas utilizamos os músculos e os sentidos. Por isso, na Educação Física existem exercícios simples e agradáveis que desenvolvem a coordenação entre músculos e os sentidos, o que auxilia o desenvolvimento do corpo.
Os exercícios de Ed. Física:
a) contribuem para a formação corporal, isto é, para o desenvolvimento dos órgãos, dos músculos e dos sentidos. Este é seu caráter formativo.
b) divertem e educam. Este é o seu caráter recreativo ou lúdico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigada pela visita! Fique à vontade para comentar. Saiba que sua opinião é mt importante para o enriquecimento do meu cantinho!!! Bjossss