sábado, 14 de janeiro de 2012

Minha filha está namorando!

 


Qual a melhor idade para começar a namorar? Será que ainda hoje o consentir ou não está ligado à idade?

Pois veja que este ainda continua sendo um assunto delicado. Quando a criança está na pré-escola os pais acham lindo a filha ou filho falar que já tem namorado. Há casos em que há até o incentivo através das constantes perguntas: “Qual é o nome do seu namorado?” ou “Você não tem nenhum namorado na sua classe?” e tantas outras, porém quando a menina ou menino de 12 ou 13 anos chega em casa falando que está apaixonado(a) e que vai começar a namorar, o mundo desaba sobre a cabeça dos pais.

O que fazer? Proibir? Permitir? Fazer de conta que nada está acontecendo?

Normalmente as meninas começam mais cedo que os meninos. É por isso que se a “paquera” está acontecendo na escola a menina dificilmente se interessará por um menino da sua sala de aula, pois este ainda está preocupado com o futebol, com sua coleção de figurinhas e nem olha para ela. Ela irá se interessar  pelos meninos que estão há dois ou três anos à frente.

Há mães (normalmente são elas as primeiras a ficarem sabendo) que pensam que não irão se importar porque não é nada sério e daqui a pouco já acabou. Este é um grande engano. Não se deve subestimar nenhuma situação. Mesmo que este namoro não se torne sério e resulte em casamento, no momento, ele é o mais importante na vida deles. As primeiras experiências servem de sustentação para as outras que virão, por este motivo se deve tratar qualquer namoro com a seriedade que ele merece. Ninguém inicia um relacionamento pensando que logo acabará. Sempre se pensa que será eterno, mesmo que seja “enquanto dure” como bem definiu o poeta Vinícius de Moraes.

 

Quando os pais acham que a filha é muito nova para iniciar um namoro e proíbem, eles devem ter consciência de que naquele momento esta proibição pode significar “namorar escondido”. Muitas vezes a proibição serve de estímulo e um namoro que poderia ser passageiro acaba sendo fortalecido em razão de os dois se unirem para se posicionarem contra os pais que estão proibindo.

O melhor a fazer nestes casos é orientar e abrir o canal do diálogo. Somente assim os pais poderão orientar seus filhos sempre que eles necessitarem. Quando o canal do diálogo está aberto os filhos se aproximam para um conselho ou uma troca de ideia.

Ninguém tem o poder de prever o futuro, logo, um namoro iniciado nos primeiros anos da adolescência poderá ou não durar para sempre. Tenho amigos que começaram a namorar com 12(ela) e 14(ele) e estão juntos até hoje após 30 anos de casamento. Há outros que iniciaram o namoro aos 12 anos e encheram uma agenda telefônica de namorados(as). Não há regra e não há como prever, porém de uma coisa se deve ter certeza: o primeiro amor é o mais importante e inesquecível tanto para ela quanto para ele. O que vem depois é consequência da maturidade, da orientação, enfim, da criação.

E sua filha(o) está apaixonada pela primeira vez?

 Fonte: http://educaja.com.br/

2 comentários:

  1. Olá, fiquei feliz com sua visitinha, já estou te seguindo. Seu blog é lindo!! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. OBRIGADA PELA VISITA AO MEU BLOG(http://fominhadesorteios.blogspot.com)! ESTOU TE SEGUINDO E COM MUITO PRAZER, POIS SEU BLOG É LINDO E DE EXCELENTE QUALIDADE SEUS TRABALHOS. BJOS. CONHEÇA TAMBÉM MEUS OUTROS BLOGS. BJOS.
    http://francesjames.blogspot.com
    http://cantinhodaleitoa.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada pela visita! Fique à vontade para comentar. Saiba que sua opinião é mt importante para o enriquecimento do meu cantinho!!! Bjossss