Seguidores

sexta-feira, 15 de agosto de 2014


Projeto Folclore

1

Objetivo Geral:
Estimular a leitura através da linguagem oral e escrita, conhecendo diferentes histórias valorizando as lendas do folclore brasileiro.

Período:
Esse projeto terá duração de uma semana e será desenvolvido sempre após o recreio, ou seja, no 2º momento da aula, pois não prejudicará a rotina normal da sala.

     2ª Feira: Lendas do Saci
Fazer a leitura do livro “A Lenda do saci”.

















Roda de conversa:
      Qual o título da história?
      Qual o personagem principal da história?
      O que o Saci usava na cabeça?
      Quais as travessuras que ele fazia?
     O que é preciso para capturar/prender o saci?
     O que aconteceu com o Saci no final da história?
Confeccionar cartaz com o texto ler várias vezes até que os alunos aprendam de forma coletiva e individual.


Cada um deve copiar o texto no seu caderno, em seguida peça que pintem a palavra SACI quantas vezes aparecerem, depois marque os espaços entre cada palavra com um traço e por fim circule cada palavra e conte - as.
Em seguida entregar as atividades “caça palavras” e confeccionar “Saci na garrafa” ou um “cartaz” bem caprichado.






3ª feira: A Lenda do Curupira.
Fazer a leitura do livro “A Lenda do Curupira”.


















Roda de conversa:
Quais são as características do Curupira?
O que o Curupira defende?
Quem ele considera como seus amigos?
Relate o final da história:

Aplicar uma atividades relacionada:
(Indico um quebra – cabeça):













 4ª Feira: Iara

Fazer a leitura do livro “A Lenda da Iara”.


















Roda de conversa:

Qual o nome da personagem principal da história?
Ela era protetora do quê?
Era conhecida como?
O que aconteceu com a Iara?

Ler o texto  com entonação e fazendo gestos.


Pedir aos alunos que identifiquem no texto (cada um terá uma cópia) as palavras: IARA, PEIXE, BELEZA, RIOS, ÁGUAS. Depois pinte-as. Por fim peça que pintem a Iara e cole papel crepom na cauda.
       
     5ª Feira: Lenda do Boitatá
Fazer a leitura do livro “A Lenda do Boitatá”.

















         Roda de Conversa:
   Quem era o Boitatá?
   Porque ele ficava zangado?
   Como o Boitatá ficou conhecido?

  Trabalhar essa cruzadinha com as crianças:




       6ª Feira: A Lenda do Boto
Fazer a leitura do livro “A Lenda do Boto Rosa”.
















      Roda de conversa:
      Sentados em circulo peça às crianças que contem o que entenderam da história. Depois peça que cada um escreva no seu caderno o que foi conversado anteriormente.


    Avaliação: A avaliação acontecerá durante toda a semana através de diálogos, observação e registro.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Minha Família