sexta-feira, 24 de junho de 2011

Ausência da Família na Escola! Essa, ainda é, uma Grande dificuldade para o Trabalho do Coordenador(a) Pedagógico!


Contar com a Participação dos Pais na Escola,sempre foi para Nós Coordenadores(as),um Grande Sonho mesmo! Contudo,não devemos ser pessimistas ! Nem tudo está perdido Amigas! A questão é realmente preocupante,mas,ainda "temos na Manga" algumas cartas poderosas!
ESTRATÉGIAS PRATICADAS POR MIM, QUE DÃO CERTO,SEMPRE!!
Quando for procurado por algum Responsável,sempre lhe dispense total atenção!
Não tenha pressa de ouvir o Problema relatado pela Família!
Mostre à Família,que realmente importa-se com os Alunos,ou Aluno em questão!
Ao falar com os PAIS,procure ser o mais próximo possível deles!Não mantenha-se num pedestal! Olhe-os nos OLHOS!Ou melhor,olhem sempre,quaisquer pessoas nos Olhos!

Receba-os com Carinho, e ofereça-lhes algumas Sugestões para "Resolução do problema!"
Quando for procurado(a) por um membro da Família mais agressivo(a),ou Exaltado(a),procure acalmá-los! Muitas vezes,eles só precisam de Atenção e uma PALAVRA CERTA!
Nunca discuta com Familiares! Não podemos nos esquecer,que somos "Mediadoras de Situações!"Quando algo desse tipo acontece,os Professores e Gestão Escolar,nos Vêem como "Descontroladas!" Isso não é bom,para nossa Imagem!
Faça dos Pais,seus Amigos! Chame-os pelo Nome(Esta atitude,reforça o ELO DE AMIZADE ENTRE NÓS e Eles!
Tenha em mente sempre,que se cada Pai,cada Mãe,cada Avó,Cada Tio,enfim! Cada membro da Família,encontrar em Você,um AMIGO(A),tudo ficará perfeito! Acreditem! Comigo,nunca falhou!
Não existe Gestão Escolar,que consiga atrapalhar o Trabalho de um Coordenador Pedagógico,que é "AMIGO DAS FAMÍLIAS!"
Após ter fincado bases bem sólidas,em se tratando de "Relacionamento com as Famílias",comece a propor Eventos de Socialização sempre! E tenham certeza,que eles comparecerão em Massa! Se dá certo comigo e com tantas outras Coordenadoras,por qual motivo, não dará justamente com Você AMIGA?
Selecione alguns Familiares,que possuam algumas Habilidades manuais,ou que sejam participativos(as)! Sempre existem Familiares,que adoram Cooperar! Pois bem,faça dele ou dela,uma Espécie de Intermediário entre a Escola e a Comunidade! Se possível,organize uma "COMISSÃO DE PAIS",isso funciona,que é uma Beleza Meninas!
Organize Palestras sobre Saúde da Mulher,Dia da Beleza na Escola,Desfile de Mães,Festa de Integração para os Pais,Gincanas da Amizade,ou simplesmente,reúna os Pais para um Café da Manhã ou Almoço,uma vez por mês!
Se com todas estas Dicas,os Pais da sua Unidade de Ensino continuarem não Participando de nada,significa que é hora de "Colocar a trouxinha no Braço,e dar o Fora!"Pois,Você pode não estar agradando de jeito algum!KKKKKKKK! Brincadeirinha Gente! Só para descontrair!!




http://cantinhodocoordenador.blogspot.com


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigada pela visita! Fique à vontade para comentar. Saiba que sua opinião é mt importante para o enriquecimento do meu cantinho!!! Bjossss