quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Atividades de interpretação textual com tirinhas PARTE 02


TEXTO 07

HISTÓRIA EM QUADRINHOS - CASCÃO E CEBOLINHA



1. A tirinha acima está apresentada em linguagem verbal ou não verbal? Explique.

2. Em toda a historinha, Cascão está sentindo:
a) (     ) dor.
c) (     ) tristeza.
b) (     ) desanimo.
d) (     ) alegria.
3. No segundo quadrinho, Cebolinha está:
a) (     ) andando.
c) (     ) pulando.
b) (     ) deslizando.
d) (     ) correndo.
4. Que recursos visuais o autor utilizou para indicar a ação do Cebolinha no segundo quadrinho?
  5. Faça uma interjeição em qualquer quadrinho da historinha “CASCÃO E CEBOLINHA”.
6. Agora observe o quadrinho abaixo e desenhe uma onomatopéia relacionada ao fato apresentado.


7. Faça uma pequena descrição de um lugar onde podem acontecer acidentes como esse do Cascão.
TEXTO 08
HISTÓRIA EM QUADRINHOS - CEBOLINHA



1. O que acontceu com o Cebolinha no teceiro quadrinho?

2. O quadrinho que apresenta uma interjeição é:
a) (     ) o primeiro.                         c) (     ) o terceiro.
b) (     ) o segundo.                         d) (     ) nenhum, não há interjeições nessa tirinha.

3. No segundo quadrinho, que recursos visuais o autor utilizou para indicar que o vaso quebrou?

4. As onomatopéias são:
a) (     ) palavras que representam sentimentos.

b) (     ) palavras que representas gritos.
c) (     ) palavras que representas som.
d) (     ) sinais que representam movimento.

5. Complete as frases de acordo com o numeral solicitado.
a) Cebolinha quebrou ____________________ vaso. (cardinal)
d) Cebolinha quebrou o ____________________ vaso. (ordinal)
b) Cebolinha quebrou o ____________________ dos vasos. (multiplicativo)
c) Cebolinha quebrou ____________________ do vaso. (fracionário)

TEXTO 09

Interpretação de Texto e Gramática: CAROL E MALUQUINHO



1) Quem são os personagens da historinha?

2) Porque nessa historinha aparecem vários pontos de exclamação?

3) No terceiro quadrinho, além de gritar, o que mais Carol fez ao descobrir o saco plástico?

4) Porque Carol chegou a conclusão que fosse poluição?

5) Observe a seguinte frase: O saco plástico foi jogado por banhistas.
O diminutivo da palavra destacada é:
a)(     )sacolão                     b)(     ) sequilho                  c)(     ) sacola                       d)(     ) saquinho

6) “Carol é uma menina muito medrosa”, o adjetivo desta frase é:
a)(     ) Carol                        b)(     ) menina                   c)(     ) muito                       d)(     ) medrosa


7) Observe a seguinte frase: Carol correu para um lugar distante.
O sinônimo da palavra destacada é:
a)(     ) perto                        b)(     ) longe

8) Reescreva apenas os adjetivos das frases nas linhas abaixo.
a) Uma água-viva é linda.                 
______________________            

b) A Carol é muito medrosa.
______________________
C) Corajoso é o Menino Maluquinho.
______________________

 
TEXTO10
TRABALHANDO DESCRITORES -Texto "A VASSOURA"




1. No texto, uma passagem engraçada é:
a) (     ) “Amarre um feixe de ramos secos”.
b) (     ) “A versão moderna da vassoura tem suas limitações”.
c) (     ) “Bata numa superfície dura”
d) (     ) “Enfie o cabo da vassoura no feixe”.

2. No trecho “Caso a vassoura não preste, ela poderá ter outras utilidades”, a palavra sublinhada refere-se:
a) (     ) a altura do voo.
b) (     ) a bengala da bruxa.
c) (     ) a bruxa machucada.
d) (     ) a vassoura mágica.
3. O texto é divertido PRINCIPALMENTE porque:
a) (     ) apresenta uma bruxa trapalhona e medrosa.
b) (     ) dá instruções sobre como fabricar uma vassoura.
c) (     ) ensina como a bruxa deve limpar sua casa.
d) (     ) trata de como fazer uma vassoura e usá-la no fogão.
4. Retire do texto:
a) Uma palavra que apresenta um ditongo.
b) Uma palavra que apresenta um tritongo.

Texto aplicado na PROVA BRASIL 2009.


TEXTO 11
Tirinha




1 – Responda:
a) Quantas partes têm o texto.
b) Que tipo de texto é esse?
c) Quantas personagens têm o texto?
d) Onde encontramos esse tipo de texto?
e) Qual é o assunto do texto?
f) Qual é a expressão da menina no 1º quadrinho?

2 – Marque x na alternativa correta.
a) nome do personagem que não gosta de tomar banho.
(   ) Magali                    (   ) Cebolinha            (   ) Cascão                 (   ) Mônica

b) Qual é a expressão da menina no 2ª quadrinho:
(   ) alegre                              (   ) espantada                  (   ) triste                  (   ) assustada


3 – Porque Cascão ficou triste no 1ª quadrinho:
a) Por que a menina não quis namorar.
b) Por que a menina disse a ele para tomar banho.
c) Por que ele estava com dor de dente.

4 – Por que Cascão recebe este nome?

5 – Copie do texto:
a) Verbos da 1ª conjugação ....................................  
2ª conjugação ..........................................
3ª conjugação .......................................
b) um pronome de tratamento ......................................
c) um pronome pessoal do caso reto .............................................
d) um pronome indefinido. .................................................................

2 comentários:

Olá! Obrigada pela visita! Fique à vontade para comentar. Saiba que sua opinião é mt importante para o enriquecimento do meu cantinho!!! Bjossss