sexta-feira, 28 de maio de 2021

Aulas online: Por onde começar?

 


A primeira coisa a ser feita é alinhar com a equipe docente da sua escola com qual das estratégias de comunicação abaixo as aulas serão elaboradas:

Síncronas – aulas cuja a interação entre o professor e os alunos acontece em tempo real, uma vez que, todos precisam estar ao mesmo tempo e no mesmo ambiente virtual.

Assíncronas – são aquelas aulas que acontecem no tempo dos estudantes, isso porque o professor e os alunos não precisam interagir ao mesmo tempo para realizar as atividades

Estabelecer se as aulas serão síncronas ou assíncronas não significa que uma elimina a outra. Por exemplo, você pode marcar uma videoconferência com seus alunos (momento síncrono), mas as atividades que os educandos vão realizar possui um prazo de entrega e cada um faz no seu tempo (momento assíncrono). O importante é trabalhar com os diversos meios e tipos de comunicação e na forma com a qual você e seus alunos vão melhor se adaptar e produzir. 

Definido isso, vamos para as ferramentas gratuitas disponibilizadas no mercado agora que podem te ajudar a construir as suas aulas.

Se essa foi a estratégia escolhida para as aulas online, saiba que o melhor recurso tecnológico é a videoconferência! É possível promover encontros virtuais entre pessoas via internet e que permitem o compartilhamento de telas, arquivos e textos. Basta marcar uma data e horário e compartilhar com seus alunos. Seguem algumas sugestões para você usar:

Google Meet: Essa é a ferramenta do Google para realizar videoconferências com até 250 pessoas em uma só reunião.

Zoom: O Zoom é uma empresa de serviços de conferências. Em sua versão gratuita é possível realizar videoconferências com até 25 pessoas e limite de até 40 minutos. Para ter acesso cadastre-se no site.

Jitsi: O Jitsi também disponibiliza uma plataforma para a criação e gerenciamento de videoconferências gratuita no mercado. Para ter acesso, basta acessar o site!


Esse tipo de comunicação requer que os materiais estejam disponíveis para os seus alunos a partir de um determinado dia e horário. É claro que elas podem ser compartilhadas aos poucos, mas os materiais precisam ficar disponíveis para os alunos por um longo tempo e é preciso ter outros meios de comunicação mais eficazes.

O seu celular: Isso mesmo! O seu celular é uma excelente ferramenta para a gravação de suas aulas. Você só precisa posicioná-lo em um lugar estável e garantir que há memória em seu dispositivo móvel para construir essas atividades.

As plataformas de videoconferências: As versões Premium das plataformas de videoconferência oferecem a oportunidade de gravar o momento. Você pode gravar as suas aulas através de uma delas e depois disponibilizá-las para seus alunos.

E-mail: O e-mail é uma das ferramentas básicas de comunicação nos dias atuais. Crie grupos, configure os níveis de interação, o gerencie e disponibilize os conteúdos por e-mail. A troca de interações por lá é sempre bem-vinda.

Google Classroom: Essa plataforma gratuita do Google permite a criação, compartilhamento e gerenciamento de atividades que os seus alunos irão desenvolver. Com interface simples e intuitiva, ficará fácil administrar as atividades dadas aos seus alunos durante este período. Para isso, basta se cadastrar no site.

Escola em Movimento: A nossa ferramenta pode te ajudar a entregar os conteúdos construídos para os seus alunos. Você cadastra os alunos como usuários na ferramenta e já pode compartilhar os vídeos das aulas gravadas (fizemos um tutorial para te mostrar como enviar os seus vídeos, assista aqui), imagens, lições de casa e documentos. Para se comunicar com eles, habilite e utilize o nosso módulo de conversas.

Trello: Está disponível gratuitamente o Trello Business Class para auxiliar as escolas no gerenciamento das suas equipes e seus projetos.

É de extrema importância estimular momentos de interação com os seus alunos mesmo à distância, mas também é fundamental respeitarmos o seu tempo para desenvolver as atividades. Por isso, é sempre bom propor para seus alunos diversos meios de comunicação e interação entre colegas e professores.

Disponível: https://escolaemmovimento.com.br/blog/aulas-online/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigada pela visita! Fique à vontade para comentar. Saiba que sua opinião é mt importante para o enriquecimento do meu cantinho!!! Bjossss