Seguidores

domingo, 17 de julho de 2011


Serviço Social e Educação: uma união que é necessária

0


1. Quem é o profissional de Serviço Social?
O Serviço Social é uma profissão que foi regulamentada no ano de 1993, com a Lei nº 8.662, com o intuito de contribuir para a construção de uma ordem social, política e econômica mais igualitária.É uma profissão que desenvolve seu trabalho junto a população, independentemente da classe social em que esta se insere.
O Assistente Social está capacitado, sob o ponto de vista teórico, político e técnico, a investigar, formular, gerir, executar, avaliar e monitorar políticas sociais, programas e projetos nas diversas áreas, inclusive na Educação.
Realiza consultorias, assessorias, capacitação, treinamento e gerenciamento de recursos; favorece o acesso da população usuária aos direitos sociais e trabalha em instituições públicas, privadas, em organizações não governamentais e junto aos movimentos populares.

2. Inserção do Assistente Social na Educação
O Assistente Social trabalha no sentido educativo de revolucionar consciências, de proporcionar novas discussões, de trabalhar as relações interpessoais e grupais. Assim, o profissional de Serviço Social, por possuir preparação técnica-metodológica diante das situações da questão social, demonstra a real necessidade da sua atuação dentro das escolas enquanto um profissional ativo diante da equipe interdisciplinar.
Dessa forma, a inserção do assistente social na escola se faz de forma que possa contribuir com a problemática social perpassada no cotidiano escolar – alunos, professores, profissionais da escola, pais, sociedade – através de encaminhamentos, orientações, informações e projetos que possam promover a cidadania.
É no contexto do espaço escolar que ocorre a articulação entre os profissionais da educação e o Assistente Social, uma vez que este contribui no sentido de subsidiar e auxiliar a escola como um todo, integrando os profissionais no enfrentamento de diversas questões.
Vale ressaltar que o Assistente Social, inserido na escola, não desenvolve ações que substituem aquelas desempenhadas pelos profissionais tradicionais da área de Educação. Ele atua de forma que ponha em prática as ações que lhe são dadas para propiciar uma maior segurança (física e psicológica) para o aluno no ambiente escolar.
Assim, pensar a ação do Assistente Social na escola é pensar na melhor forma de contribuição nas diversas áreas que integram a área de Recursos Humanos escolar, tais como: Aluno, Família, Equipe Pedagógica, Equipe de Apoio, além de Relações Públicas Interna e Externa.

3. Ações do Assistente Social na Escola

Alunos
• Elaboração de projetos;
• Elaboração de subprojetos relacionando temas atuais;
• Ajudar na melhoria no aprendizado do aluno;
• Realizar trabalhos individuais e grupais;
• Auxiliar na melhoria nas relações sociais;
• Elaboração de Portfólios;
• Auxiliar na Adaptação e readaptação dos alunos;
• Promoção de palestras sócio-educativas;
• Acompanhamento aos vestibulandos.

Família
• Facilitar o fluxo de demanda de pais na escola;
• Organizar, coordenar e ministrar palestras educativas com temas relacionados à família e escola;
• Realizar atendimentos individuais e grupais orientando nos assuntos relacionados com as dificuldades no convívio familiar, problemas emocionais, escolares, etc.

Equipe pedagógica e equipe de apoio
• Elaboração de Plano de Trabalho da equipe, contemplando ações/projetos para os diferentes segmentos da comunidade escolar, considerando as especificidades do território
• Encaminhamentos a outros profissionais;
• Demonstração de situações cotidianas a serem resolvidas;
• Melhoria na integração entre eles mesmos e perante a sociedade;
• Relaxamentos;
• Combate ao Stress, Preconceitos e Desestímulos;
• Auxilio na melhoria na qualidade do trabalho;
• Acompanhamentos às profissionais gestantes;
• Atendimento individual, resgatando sua história de vida;
• Coordena trabalho de grupo;
• Reuniões com profissionais.

Relações Públicas (Interna e Externa)
Atua de forma que promova a comunicação entre os membros da escola, além de servir enquanto elo entre a escola e a sociedade, se fazendo presente na marketing da instituição. Dessa forma, o assistente social desenvolve atividades como a criação e desenvolvimento de jornal escolar, de forma que promova a aproximação entre os membros da escola, mostrando, não só internamente como externamente, as atividades e experiências vivenciadas. O jornal escolar é uma atividade de enriquecimento curricular, aberto a todos os alunos interessados em participar. Tem como finalidade estimular o espírito crítico e interveniente e a noção da responsabilidade e da capacidade de transformação que cada aluno tem em relação à escola e ao meio. Além de sensibilizar os alunos para a importância da informação no exercício da sua cidadania, desenvolve a utilização da língua portuguesa como instrumento de construção do conhecimento e da cultura. o que promove um gosto pela leitura e pela escrita. Dessa forma, o jornal fomenta a cooperação e a autonomia na realização de tarefas e experimenta diferentes meios e modelos de informação.

4. Conclusão
Enfim, o Assistente Social, atuando no campo da educação escolar, irá participar, orientar e construir com todos os que estão inseridos no processo educativo. Isso ocorre porque esse profissional desenvolve seu trabalho de forma que promova o acesso, a permanência e o aproveitamento escolar dos alunos na escola, contribuindo na construção de uma educação de qualidade, que vise a preparação para o exercício pleno da cidadania, atuando nos diversos fatores sociais. A atuação do Assistente Social na Educação volta-se para identificar e atender as demandas provenientes da questão social que perpassa o cotidiano do campo educacional.

Leia mais em: http://www.webartigos.com/articles/56154/1/Servico-Social-e-Educacao-uma-uniao-que-e-necessaria/pagina1.html#ixzz1SN6UOUOe

0 comentários:

Postar um comentário

Olá! Obrigada pela visita! Fique à vontade para comentar. Saiba que sua opinião é mt importante para o enriquecimento do meu cantinho!!! Bjossss

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Minha Família