Seguidores

quinta-feira, 4 de agosto de 2011


A História do Futebol

0

O futebol é um dos esportes mais populares no mundo. Praticado em centenas de países, este esporte desperta tanto interesse em função de sua forma de disputa atraente.
Existem as mais variadas referências sobre a origem do futebol.
Os franceses brigam pela sua paternidade. O orgulho inglês é ferido quando alguém se mete a descobrir outras origens, que não sejam na velha e tradicionalista Inglaterra. Mas há pontos que trazem o futebol de milênios anteriores a Cristo.
Alguns historiadores dizem que o futebol apareceu dois mil e quinhentos anos antes de Cristo, inventado pelo imperador chinês Huang-ti. O chinês inventou o jogo apenas para treinar seus soldados para as guerras, como uma forma de prepará-los em corpo e espírito para as batalhas. Com a finalidade de treinar soldados, 16 jogadores se dividiam em duas equipes para jogar uma bola de couro. Em Esparta, uma nova variante de algo parecido com o futebol, apareceu. Seu nome: epyskiros. Cada time tinha quinze jogadores (jogadores?) que chutavam uma bexiga de animal, cheia de areia. Sua origem é discutida até hoje.
Mas a referência mais importante sobre as origens do futebol está na Idade Media, mais precisamente em Florença. (Até hoje se realizam jogos semelhantes, com os jogadores vestindo roupas que se assemelham a época.) Era o gioco del calcio, levado à Inglaterra, no século XVII, pelos partidários do rei Carlos. Eles se refugiaram na Itália e voltaram à Inglaterra, quando o monarca recuperou o trono, levando entre os costumes assimilados no refugio, a pratica do cálcio. Assim o futebol chegou à Inglaterra e de lá foi exportado para o mundo. Nas aldeias britânicas, na época, faziam-se jogos, mas os garotos já tinham uma atração pelo novo esporte.

0 comentários:

Postar um comentário

Olá! Obrigada pela visita! Fique à vontade para comentar. Saiba que sua opinião é mt importante para o enriquecimento do meu cantinho!!! Bjossss

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Minha Família