segunda-feira, 9 de abril de 2012

Inserção de assistentes sociais e psicólogos nas escolas públicas de educação básica.

Após reuniões com o CFESS, deputados solicitaram inclusão da matéria na Ordem do Dia
Conselheiras do CFESS entregam documentos ao presidente da Comissão (foto: Diogo Adjuto)

Em mais uma frente de luta por direitos da classe trabalhadora e da sociedade, o CFESS foi à Câmara dos Deputados novamente nesta semana, para reivindicar a agilidade na tramitação do Projeto de Lei 3688/2000, que trata da inserção de assistentes sociais e psicólogos nas escolas públicas de educação básica.

Representado pelas conselheiras Marylucia Mesquita, Maria Elisa Braga e Heleni de Ávila, o CFESS se reuniu primeiramente com o presidente da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara, deputado Luiz Henrique Mandetta, na quarta-feira, 28 de março. Para reforçar a importância da aprovação do PL, a conselheira Maria Elisa Braga destacou as ações que vêm sendo realizadas pelo CFESS, inclusive a realização do Seminário Nacional Serviço Social na Educação, que ocorrerá em junho.

“A presença do/a assistente social e do/a psicólogo/a já está garantida legalmente em vários países, como os Estados Unidos, o primeiro em número de assistentes sociais no mundo. No Brasil, o segundo em número de profissionais da categoria, notamos um avanço na percepção da importância desses/as profissionais nos âmbitos estadual e municipal. Lutamos agora pela inclusão em âmbito nacional”, ressaltou Maria Elisa. A conselheira entregou ao presidente da Comissão uma pasta com o histórico de tramitação do PL e com o texto do dispositivo elaborado pelo CFESS que alterou o texto original do Projeto de Lei.

Sensível à importância de votação do PL, o deputado explicitou a metodologia de análise dos projetos na Comissão, informando que, como há cerca de 400 PLs aguardando parecer na CSSF, cada partido envia semanalmente os 5 projetos prioritários para inserção na pauta das reuniões, e orientou o CFESS a buscar o apoio dos/as parlamentares da Comissão.

Por isso, em seguida, as conselheiras se encontraram com o deputado Amauri Teixeira, membro da Comissão de Seguridade, que, por solicitação do CFESS, fez o requerimento da inclusão do Projeto de Lei na Ordem do Dia da próxima reunião, o que deve ocorrer até o fim de abril, e também de uma audiência pública sobre o assunto, que, quando agendada, será divulgada no site do CFESS para a participação da categoria.

Para a conselheira Heleni de Ávila, a articulação do CFESS foi mais um passo importante na luta. “Esperamos que o PL seja aprovado, uma vez que o parecer do relator é favorável, e que possamos adensar o debate com os/as profissionais da área da educação e com a sociedade, na certeza de podermos contribuir para o entendimento da educação como direito social fundamental na construção da ordem societária que defendemos”, concluiu. Ela acrescentou ainda que o grupo já se articula para mobilizar os/as deputados da Comissão de Educação, a próxima a receber o PL no caminho de tramitação na Casa.

Leia também:

Vem aí o Seminário de Serviço Social na Educação

Documento "Subsídios para o Debate sobre Serviço Social na Educação"

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014
Comissão de Comunicação

Diogo Adjuto - JP/DF 7823Assessoria de Comunicaçãocomunicacao@cfess.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigada pela visita! Fique à vontade para comentar. Saiba que sua opinião é mt importante para o enriquecimento do meu cantinho!!! Bjossss