segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Quando as festas de formatura devem começar?

 
Descubra por que as celebrações de final de ano são importantes em todas as fases da vida escola.


 

Mais do que simples comemorações, as festas e as formaturas típicas do fim de ano, que marcam o encerramento dos ciclos educacionais, são "rituais" importantes para o desenvolvimento de crianças e jovens. "É neste momento em que o estudante realmente se dá conta que ele deixará de conviver com alguns colegas, que não seguirão com ele, e que terá de se preparar para as várias novidades da fase seguinte", diz Quézia Bombonatto, presidente da ABPp (Associação Brasileira de Psicopedagogia).

Para ela as comemorações têm três funções:
- a primeira é para o próprio aluno, por caracterizar o sucesso obtido ao vencer uma etapa na formação;
- a segunda é válida para a família, que tem reconhecido o esforço no apoio ao estudante;
- e, finalmente, ajuda na necessária elaboração mental das mudanças que virão como o próximo ciclo.

A família deve valorizar, estar presente e estimular a participação de seus filhos nas atividades que fazem parte destas celebrações, como festas de encerramento, apresentações, viagens e passeios. Vale lembrar que, muitas vezes, as festividades de encerramento, especialmente as das crianças menores, envolvem apresentações, como coreografias, encenações teatrais, etc. É preciso respeitar caso a criança não se sinta inicialmente à vontade, especialmente as mais tímidas. Porém, os pais devem passar segurança, dizendo que ela é capaz de participar com os demais e mostrar o quanto gostariam de vê-la fazendo parte da festa.

A presença da família nas comemorações é parte fundamental para a valorização deste momento e todos, avós, avôs, tios, tias, madrinhas, devem prestigiar, sempre que possível. Por isso, as festividades devem ser prioridade na agenda. E é preciso, também, respeitar a forma como a família se encontra estruturada. Para a criança, é importante contar com o pai e mãe na plateia. Mas padrastos e madrastas, por exemplo, também podem estar envolvidos. "Especialmente se tiveram um papel relevante na etapa de aprendizado. Por exemplo, se é a madrasta quem leva a criança para a escola ou se é o namorado da mãe que ajuda na lição de casa. Não se deve excluir quem está no contexto nem incluir de maneira forçada que não teve nenhuma presença anterior no dia a dia escolar", defende Quézia Bombonatto, presidente da ABPp (Associação Brasileira de Psicopedagogia).
Confira como costumam ser as comemorações nos fechamentos dos ciclos educacionais:
Fim da Educação Infantil
A mudança do Ensino Fundamental para nove anos, com a transformação do antigo "pré" no primeiro ano, a grande marca do final da Educação Infantil, que era a alfabetização, foi perdida. Por isso, as escolas não têm dado mais o aspecto de "formatura" para o encerramento da Educação Infantil, mas, ao mesmo tempo, têm criado formas para celebrar a alfabetização da turma, ao fim do primeiro ano, com apresentações de trechos de leituras, entregas de livros, etc. Os pais devem se envolver e valorizar as conquistas da criança nesta etapa e incentivá-las a terem hábitos de leitura.
Fim do Ensino Fundamental 1
Outro efeito da mudança para nove anos do Ensino Fundamental foi reduzir ao menos na estrutura, as diferenças entre séries. Antes, o período entre 5 e 8 série recebia uma denominação própria "ginásio", que motivava uma celebração e dava espaço para uma "formatura" na quarta série, o que não acontece com tanta frequência atualmente.
Apesar disso, é preciso ficar atento às diversas transformações que irão ocorrer nesta passagem e ajudar o aluno a vivê-las de forma saudável (confira na reportagem 5 dicas para ajudar seu filho na entrada do 6º ano)
Fim do Ensino Fundamental 2 
O fim do ciclo do Ensino Fundamental recebe agora, mais importância. Festas e até mesmo viagens com a classe são programadas. "É importante permitir a participação, muitas vezes é a primeira viagem a lazer com a turma de amigos e essa experiência envolve vários aspectos de comportamentos sociais", comenta Quézia Bombonatto, presidente da ABPp (Associação Brasileira de Psicopedagogia).
Ela comenta, no entanto, que é preciso estar atento à forma como a viagem é organizada. "Cada vez mais esta atribuição é terceirizada, sendo repassada para empresas especializadas, que não têm compromisso como o calendário escolar - e podem marcar o passeio em datas de atividades pedagógicas importantes", diz Quézia. Outro aspecto disso é que as escolas acabam não mais se responsabilizando pelo tema, o que gera um maior cuidado na escolha da empresa prestadora. Há também a questão de orçamento para todas as festividades previstas (que às vezes envolvem colação, baile e viagem) e que devem estar de acordo com a capacidade financeira da família.
Fim do Ensino Médio 
Nesta fase os pais têm menos influência sobre a decisão de participação dos filhos nas festividades promovidas pela escola, porém, geralmente a maioria dos alunos se envolve bastante. "Há até iniciativas para arrecadação de fundos para a festa, o que resulta em aprendizados como organização, trabalho em equipe, etc", afirma Quézia Bombonatto, presidente da ABPp (Associação Brasileira de Psicopedagogia). Alguns alunos, no entanto, demonstram mais preocupação com a entrada no Ensino Superior e podem deixar esta questão para segundo plano.
Fim do Ensino Superior 
O término da faculdade costuma ser uma marca importante para a família. O jovem, já iniciando sua fase adulta, pode ter outras prioridades por já estar envolvido com o mercado de trabalho. "No entanto, ele deve levar em consideração caso uma comemoração formal seja desejo da família, que vê nesta conclusão uma grande vitória e o coroamento de seus esforços para a formação daquele filho", diz Quézia Bombonatto, presidente da ABPp (Associação Brasileira de Psicopedagogia).
 Como ajudar a manter contato?
O fim de alguns ciclos pode representar a perda da convivência com alguns amigos, pela mudança de escola ou de turno. Os pais podem - e devem - estimular a manutenção de contatos. "Sugerir que a criança telefone para os amigos, convidá-los para ir assistir um filme em casa, enfim, fortalecer os elos de amizade é algo interessante a se fazer, especialmente nos dias atuais, em que tudo parece ser descartável. É preciso mostrar que as amizades podem ser mantidas e devem ser cuidadas", comenta Quézia Bombonatto, presidente da ABPp (Associação Brasileira de Psicopedagogia)..
Apesar das facilidades de contato trazidas com as redes sociais, a presidente da ABPp, recomenda que este acesso seja supervisionado pelos pais, que devem saber com quem seus filhos conversam e qual o tipo de conversa estabelece nestes ambientes, mantendo o limite da privacidade das crianças. "O ideal é proporcionar o contato presencial, sempre que possível".

Texto Luciana Fleury


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