Objetivo
Geral:
Estimular a leitura através da linguagem oral e
escrita, conhecendo diferentes histórias valorizando as lendas do folclore
brasileiro.
Período:
Esse projeto terá duração
de uma semana e será desenvolvido sempre após o recreio, ou seja, no 2º momento
da aula, pois não prejudicará a rotina normal da sala.
2ª Feira:
Lendas do Saci
Fazer a leitura do livro “A Lenda
do saci”.
Roda de
conversa:
Qual o título da história?
Qual o personagem principal da história?
O que o Saci usava na cabeça?
Quais as travessuras que ele fazia?
O que é preciso para capturar/prender o saci?
O que aconteceu com o Saci no final da história?
Confeccionar cartaz com o texto ler várias vezes até que os alunos aprendam de forma coletiva e
individual.
Cada um deve copiar o texto no
seu caderno, em seguida peça que pintem a palavra SACI quantas vezes aparecerem,
depois marque os espaços entre cada palavra com um traço e por fim circule cada
palavra e conte - as.
Em seguida entregar
as atividades “caça palavras” e confeccionar “Saci na garrafa” ou um “cartaz”
bem caprichado.
3ª feira:
A Lenda do Curupira.
Fazer a leitura
do livro “A Lenda do Curupira”.
Roda de
conversa:
Quais são
as características do Curupira?
O que o
Curupira defende?
Quem ele
considera como seus amigos?
Relate o
final da história:
Aplicar uma
atividades relacionada:
(Indico um quebra – cabeça):
4ª
Feira: Iara
Fazer a leitura
do livro “A Lenda da Iara”.
Roda de conversa:
Qual o nome da personagem principal da história?
Ela era
protetora do quê?
Era
conhecida como?
O que
aconteceu com a Iara?
Ler o
texto com entonação e fazendo gestos.
Pedir aos
alunos que identifiquem no texto (cada um terá uma cópia) as palavras: IARA,
PEIXE, BELEZA, RIOS, ÁGUAS. Depois pinte-as. Por fim peça que pintem a Iara e
cole papel crepom na cauda.
5ª Feira: Lenda do Boitatá
Fazer a leitura
do livro “A Lenda do Boitatá”.
Roda de Conversa:
Quem era o Boitatá?
Porque ele ficava zangado?
Como o Boitatá ficou conhecido?
Trabalhar essa cruzadinha com as
crianças:
6ª Feira: A Lenda do Boto
Fazer a leitura
do livro “A Lenda do Boto Rosa”.
Roda de conversa:
Sentados em circulo peça às crianças que contem o que entenderam da história. Depois peça que cada um escreva no seu caderno o que foi conversado anteriormente.
Avaliação: A avaliação acontecerá durante
toda a semana através de diálogos, observação e registro.
Olá! Gostei bastante do seu blog! O meu ainda é recente e estou em busca de parcerias.
ResponderExcluirVamos ser parceiros?faça-me uma visita
http://docenciaeservicosocial.blogspot.com.br/