TEXTO 07
HISTÓRIA EM QUADRINHOS - CASCÃO E CEBOLINHA
1. A tirinha acima está apresentada em linguagem verbal ou não verbal? Explique.
2. Em toda a historinha, Cascão está sentindo:
a) ( ) dor.
c) ( ) tristeza.
b) ( ) desanimo.
d) ( ) alegria.
2. Em toda a historinha, Cascão está sentindo:
a) ( ) dor.
c) ( ) tristeza.
b) ( ) desanimo.
d) ( ) alegria.
3. No segundo quadrinho, Cebolinha está:
a) ( ) andando.
c) ( ) pulando.
b) ( ) deslizando.
d) ( ) correndo.
c) ( ) pulando.
b) ( ) deslizando.
d) ( ) correndo.
4. Que recursos visuais o autor utilizou para indicar a ação do Cebolinha no segundo quadrinho?
5. Faça uma interjeição em qualquer quadrinho da historinha “CASCÃO E CEBOLINHA”.
6. Agora observe o quadrinho abaixo e desenhe uma onomatopéia relacionada ao fato apresentado.
7. Faça uma pequena descrição de um lugar onde podem acontecer acidentes como esse do Cascão.
TEXTO 08
HISTÓRIA EM QUADRINHOS - CEBOLINHA
1. O que acontceu com o Cebolinha no teceiro quadrinho?
2. O quadrinho que apresenta uma interjeição é:
a) ( ) o primeiro. c) ( ) o terceiro.
b) ( ) o segundo. d) ( ) nenhum, não há interjeições nessa tirinha.
3. No segundo quadrinho, que recursos visuais o autor utilizou para indicar que o vaso quebrou?
4. As onomatopéias são:
a) ( ) palavras que representam sentimentos.
b) ( ) palavras que representas gritos.
c) ( ) palavras que representas som.
d) ( ) sinais que representam movimento.
c) ( ) palavras que representas som.
d) ( ) sinais que representam movimento.
5. Complete as frases de acordo com o numeral solicitado.
a) Cebolinha quebrou ____________________ vaso. (cardinal)
d) Cebolinha quebrou o ____________________ vaso. (ordinal)
b) Cebolinha quebrou o ____________________ dos vasos. (multiplicativo)
c) Cebolinha quebrou ____________________ do vaso. (fracionário)
TEXTO 09
Interpretação de Texto e Gramática: CAROL E MALUQUINHO
1) Quem são os personagens da historinha?
2) Porque nessa historinha aparecem vários pontos de exclamação?
3) No terceiro quadrinho, além de gritar, o que mais Carol fez ao descobrir o saco plástico?
4) Porque Carol chegou a conclusão que fosse poluição?
5) Observe a seguinte frase: O saco plástico foi jogado por banhistas.
O diminutivo da palavra destacada é:
a)( )sacolão b)( ) sequilho c)( ) sacola d)( ) saquinho
6) “Carol é uma menina muito medrosa”, o adjetivo desta frase é:
a)( ) Carol b)( ) menina c)( ) muito d)( ) medrosa
7) Observe a seguinte frase: Carol correu para um lugar distante.
O sinônimo da palavra destacada é:
a)( ) perto b)( ) longe
8) Reescreva apenas os adjetivos das frases nas linhas abaixo.
a) Uma água-viva é linda.
______________________
b) A Carol é muito medrosa.
______________________
b) A Carol é muito medrosa.
______________________
C) Corajoso é o Menino Maluquinho.
______________________
______________________
TEXTO10
TRABALHANDO DESCRITORES -Texto "A VASSOURA"
1. No texto, uma passagem engraçada é:
a) ( ) “Amarre um feixe de ramos secos”.
b) ( ) “A versão moderna da vassoura tem suas limitações”.
c) ( ) “Bata numa superfície dura”
d) ( ) “Enfie o cabo da vassoura no feixe”.
2. No trecho “Caso a vassoura não preste, ela poderá ter outras utilidades”, a palavra sublinhada refere-se:
a) ( ) a altura do voo.
b) ( ) a bengala da bruxa.
c) ( ) a bruxa machucada.
d) ( ) a vassoura mágica.
3. O texto é divertido PRINCIPALMENTE porque:
a) ( ) apresenta uma bruxa trapalhona e medrosa.
b) ( ) dá instruções sobre como fabricar uma vassoura.
c) ( ) ensina como a bruxa deve limpar sua casa.
d) ( ) trata de como fazer uma vassoura e usá-la no fogão.
4. Retire do texto:
a) Uma palavra que apresenta um ditongo.
b) Uma palavra que apresenta um tritongo.
Texto aplicado na PROVA BRASIL 2009.
TEXTO 11
Tirinha
1 – Responda:
a) Quantas partes têm o texto.
b) Que tipo de texto é esse?
c) Quantas personagens têm o texto?
d) Onde encontramos esse tipo de texto?
e) Qual é o assunto do texto?
f) Qual é a expressão da menina no 1º quadrinho?
2 – Marque x na alternativa correta.
a) nome do personagem que não gosta de tomar banho.
( ) Magali ( ) Cebolinha ( ) Cascão ( ) Mônica
b) Qual é a expressão da menina no 2ª quadrinho:
( ) alegre ( ) espantada ( ) triste ( ) assustada
3 – Porque Cascão ficou triste no 1ª quadrinho:
a) Por que a menina não quis namorar.
b) Por que a menina disse a ele para tomar banho.
c) Por que ele estava com dor de dente.
4 – Por que Cascão recebe este nome?
5 – Copie do texto:
a) Verbos da 1ª conjugação ....................................
2ª conjugação ..........................................
3ª conjugação .......................................
b) um pronome de tratamento ......................................
c) um pronome pessoal do caso reto .............................................
d) um pronome indefinido. .................................................................
Amei seu blog e as atividade, blão
ResponderExcluironde posso encontrar as respostas.
ResponderExcluir